Efetuar backup é uma forma de manter seus dados seguros em outras mídias e plataformas de armazenamento de dados.
Efetuar backup pode até soar como uma forma simples de copiar e colar dados e arquivos em outro lugar para que esses dados estejam seguros em outras mídias e plataformas de armazenamento de dados.
O que você precisa saber é que existem protocolos e estratégias de backup que produzem grande diferença garantindo a segurança de seus dados ou informações. Se você está efetuando backups regulares sem uma estratégia de armazenamento, provavelmente em algum momento você passará por dificuldades. A irregularidade de backups que não possuem um padrão ou protocolos de armazenamento, ou um erro individual como falha humana em alguma máquina, podem tornar sua vida um pesadelo.
Com uma estratégia e protocolos corretos de backup que consiste em armazenar dados da empresa, arquivos, documentos e projetos, torna-se a tarefa de restaurar estes dados em caso de falha uma rotina normal dentro da empresa quando necessário.
O objetivo principal do backup dentro da empresa é manter informações em um local seguro e recuperável em caso de falhas. Essa prática serve para proteger sua empresa de eventuais falhas nas máquinas, exclusões de arquivos acidentalmente, problemas nos servidores e outros problemas técnicos possíveis de acontecer. Efetuar backup periodicamente faz parte de protocolos de segurança da informação para garantir a proteção de dados.
Em geral, é recomendável usar uma combinação de diferentes tipos de backup para garantir a proteção dos dados e maximizar a recuperação em caso de falhas.