Dizem que o Windows é 11 muito lento executando tarefas do cotidiano. Será que isso tem fundamento? Vamos ver.
Bilhete deixado por um usuário em sua mesa de trabalho:
“Bom dia ou boa tarde, não sei quando você vai ver este bilhete. Estou tendo problemas com meu Windows 11, parece que alguns dos aplicativos no menu Iniciar são muito mais lentos que antes, quando eu reinicio eles são muito mais rápidos.
O problema é que, quando reinicio um dos aplicativos (com a maior parte do restante do sistema operacional sem fazer nada), todos os aplicativos são iniciados muito lentamente por cerca de alguns segundos.
Eu já verifiquei o uso do sistema no gerenciador de tarefas, o uso da CPU está entre 50 a 55%, por isso o sistema está muito pesado? Por que isso acontece? Eu realmente não entendo como isso é possível com um sistema novo!
Obrigado, tenha um bom dia espero que possa me ajudar antes de minha volta.
Este foi o bilhete que estava em cima da mesa de um usuário deixado para mim. Vamos aos fatos.
A melhor solução é ir ao gerenciador de tarefas do Windows para analisar a situação e ver qual o processo está utilizando muita porcentagem de uso, depois irmos ao visualizador de eventos e dar uma olhada nos processos ativos que provavelmente iniciaram outros processos.
É normal que tudo possa rodar perfeitamente durante um certo tempo de uso do Windows 11, e é normal que alguns destes processos não desapareçam mesmo quando você fecha ou finaliza alguns aplicativos.
Seguimos: Eu te aconselho a atualizar o seu driver de vídeo imediatamente, sim aquele da sua placa de vídeo; e se você utilizar vídeo onboard, procure o driver do seu fabricante ao invés do driver da Microsoft. Teste, pois não há outra forma de você testar qual funciona melhor.
Eu entendo que o Windows 11 é a versão mais importante do Windows que foi desenvolvido pela Microsoft, porém se você está insatisfeito com o desempenho lento do Windows 11, há realmente alguns motivos que podem estar por trás disso.
Eu acho que vale a pena mencionar que se você possui um laptop ou pc com suporte ao Windows 11, o sistema operacional (kernel) ainda pode exigir hardware ou alguns recursos extras para aumentar o desempenho.
Se você não tem recursos financeiros para efetuar o upgrade de memória ram e ssd para o Windows 11 lento ficar mais rápido, então você pode efetuar algumas coisas como exemplifico abaixo:
Desativar as transparências:
Uma coisa que eu mesmo faço quando em deparo com este problema para melhorar o desempenho do Windows 11 lento, é desativar as transparências lá em Personalização, pois consome muitos recursos do Windows. A interface será mais simples porém bem mais leve.
Desativar as animações do Windows 11:
Eu aconselho a você ir la no Painel de Acessibilidade/ Efeitos Visuais e desligar tudo quanto é efeito e animação. Novamente você terá um Windows mais simples porém mais leve. Se você tem 8GB de memória RM ou mais e um SSD, isso tudo pouco importa.
Eliminar programas de segundo plano:
Um problema frequente que encontro é a inicialização do sistema ser muito lenta. Uma boa forma de contornar este probleminha é desativar os aplicativos que circulam ativamente junto ao sistema operacional Windows 11 indo lá no Painel Aplicativos e, depois em Inicialização, desative os apps que não precisam de inicialização automática e reinicialize o Windows 11.
Não esqueça dos Efeitos visuais adicionais:
Agora que você chegou até aqui já muito cansado disto tudo, ainda existem alguns efeitos adicionais que podem ser desativados no Windows 11 lá no Painel de informações/Sistema/Sobre/
Configurações Avançadas do Sistema/Guia avançado/Botão Configurações do Sistema.
Precisará adicionar mais Memória RAM Virtual ao seu Windows 11:
Ainda no painel de Propriedades do Sistema, vá até a guia Avançado, Clique no Botão Configurações, depois clique na guia Avançado/Desempenho
/Configurações/Avançado/Memória Virtual/Alterar Memória Virtual/Alterar -meio escondido mas ainda existe desde os primeiros Windows. Desmarque a opção Gerenciado Automaticamente…, Depois clique em Tamanho Personalizado.
Bom, eu acho que com as dicas acima você conseguirá deixar o Windows 11 mais rápido, mas ainda há algumas dicas que podem reparar o Windows 11 extremamente lento para inicializar
Eu utilizo faz anos este cálculo para ajustar/definir a memória virtual do Windows:
Em um PC ou Notebook que possua apenas 4 GB (4096 MB) de Memória RAM, a memória virtual não deveria ultrapassar mais de 6.144 MB de memória virtual, ou seja: 4096 MB x 1,5 = 6.144 MB para memória inicial, e para memória máxima multiplique por 2,5 sua memória ram instalada no computador.
Entenda que se você possui poucos recursos (pouca ram e sem ssd) em sua máquina, basicamente falando: ela entra em loop infinito – o famoso: “Disco a 100% Como resolver o problema no Windows”
O que eu quero dizer com isto?
O pc ou notebook lê a memória ram, descarrega no hdd como cache, aí o hdd fica com o uso em 100% causando lentidão no sistema todo, aí o hdd reenvia os dados para a memória ram que já está lotada, esta por sua vez descarrega os dados recebidos que não conseguiu carregar para o hdd novamente, e este volta a trabalhar a 100% de uso do disco, ou seja: Looping infinito.