O Windows 11 é muito lento em tarefas do cotidiano!
Bilhete deixado por um usuário em sua mesa de trabalho:
“Bom dia ou boa tarde, não sei quando você vai ver este bilhete. Estou tendo problemas com meu Windows 11, parece que alguns dos aplicativos no menu Iniciar são muito mais lentos que antes, quando eu reinicio eles são muito mais rápidos.
O problema é que, quando reinicio um dos aplicativos (com a maior parte do restante do sistema operacional sem fazer nada), todos os aplicativos são iniciados muito lentamente por cerca de alguns segundos.
Eu já verifiquei o uso do sistema no gerenciador de tarefas, o uso da CPU está entre 50 a 55%, por isso o sistema está muito pesado? Por que isso acontece? Eu realmente não entendo como isso é possível com um sistema novo!
Obrigado, tenha um bom dia espero que possa me ajudar antes de minha volta.
Este foi o bilhete que estava em cima da mesa de um usuário deixado para mim. Vamos aos fatos.
O Windows 11 está lento? Como podemos melhorar o desempenho do Windows 11?
A melhor solução é ir ao gerenciador de tarefas do Windows para analisar a situação e ver qual o processo está utilizando muita porcentagem de uso, depois irmos ao visualizador de eventos e dar uma olhada nos processos ativos que provavelmente iniciaram outros processos.
É normal que tudo possa rodar perfeitamente durante um certo tempo de uso do Windows 11, e é normal que alguns destes processos não desapareçam mesmo quando você fecha ou finaliza alguns aplicativos.
Seguimos: Eu te aconselho a atualizar o seu driver de vídeo imediatamente, sim aquele da sua placa de vídeo; e se você utilizar vídeo onboard, procure o driver do seu fabricante ao invés do driver da Microsoft. Teste, pois não há outra forma de você testar qual funciona melhor.
Eu entendo que o Windows 11 é a versão mais importante do Windows que foi desenvolvido pela Microsoft, porém se você está insatisfeito com o desempenho lento do Windows 11, há realmente alguns motivos que podem estar por trás disso.
Eu acho que vale a pena mencionar que se você possui um laptop ou pc com suporte ao Windows 11, o sistema operacional (kernel) ainda pode exigir hardware ou alguns recursos extras para aumentar o desempenho.
Aqui estão alguns problemas que eu compartilho com vocês que eu já enfrentei com o desempenho lento do Windows 11:
- Problemas com o disco rígido HDD:
eu recomendo que é uma boa opção trocar por um SSD, não muito como fugir disso hoje em dia. A Microsoft tem falado isto nos seus blogs e eu tenho acompanhado de perto isso. De acordo com isso, a lentidão do Windows 11 pode acontecer devido a problemas com a execução de muitas tarefas de inicialização em segundo plano. Neste caso um SSD resolve seu problema. - Memória RAM insuficiente é um grande problema:
No geral 8GB de memória RAM e um SSD resolvem seu problema, porém há casos que eu recomendo logo colocar não só o SSD como efetuar o upgrade de memória para 16GB, isto vai depender de seu uso como usuário. Verifique se você possui uma unidade do sistema de disco ou SSD com pouco espaço. Isso pode realmente ser um entrave por causa do uso da memória RAM. Em outras palavras: Se você tiver cerca de 8GB de memória RAM, o acesso ao disco ou SSD será muito menor ou quase nulo, pois os programas correrão direto da RAM sem precisar do cache no disco ou SSD. - Verifique se o Windows 11 está lento por causa das atualizações automáticas,
pode ser que seu sistema esteja atualizando em segundo plano e aí fica lento mesmo, com memória ram de pelo menos 8GB e um SSD essa lentidão do Windows 11 diminui muito. - Não deixa de atualizar seu Windows 11 com as atualizações automáticas,
pois junto com elas vem novas funções e solução para muitos problemas. Atualize seu driver de placa de vídeo com os drivers do fabricante, isso é fundamental pois o driver genérico da Microsoft sempre tem menos performance. - Não utilize mais do que 1 programa de antivírus,
conflitos em programas de segurança sempre são problemas de lentidão no Windows 11 e no Windows 10 também, aproveite e verifique a fundo se você possui programas que não usa instalados ou até desatualizados. Eu tenho algumas vezes desativado o Windows Search, e nem todos os usuários sentem falta dele. Você pode desativar o “Windows Search” lá em Serviços do Windows. - Você se lembra do Superfetch?
Pois é ele não sumiu, ela apenas foi renomeado para SYSMAIN no Windows 11 e no Windows 10, eu acho que é uma boa idéia você desativar ele para testar e se não fizer falta, deixe-o desativado. Na maioria das vezes o usuário nem sente falta dele. - Compatibilidade de hardware:
Por último destes tópicos todos, seu pc ou laptop pode ser incompatível com o Windows 11.